8 de maio de 2017
[rt_reading_time label="Tempo de leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]

Já está disponível para os gestores públicos e cidadãos a ferramenta “Painel de Preços” lançada pelo Governo Federal.  Por meio dela, é possível pesquisar, analisar e comparar os preços praticados pela União nas contratações de materiais e serviços.

No “Painel de Preços”, os gestores públicos poderão acessar dados e informações de compras públicas homologadas no Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet) em 2015, 2016 e 2017. A ideia é de auxiliar os profissionais na realização de pesquisa e cotação de preços. A ferramenta é aberta e também dá transparência aos gastos públicos.

Além de órgão da administração pública federal direta, estão no Comprasnet alguns órgão estaduais e prefeituras. Entretanto, o Painel de Preços pode ser utilizado por qualquer gestor e pelos cidadãos, independente de estarem cadastrado no Comprasnet.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, os gestores poderão fazer pesquisas de preços com maior qualidade e em tempo mais hábil. Isso porque, no momento em que é feita uma licitação, os preços praticados nas contratações alimentam automaticamente o sistema. A ferramenta também permite que a pesquisa exclua contratos muito fora da média, para que não haja contaminação caso haja, no histórico, alguma compra superfaturada.

O Painel também exibe os preços históricos das contratações. Caso o gestor julgar necessário, os valores poderão ser atualizados, mas a correção deverá ser justificada.
Estados e municípios também poderão usar o Painel para pesquisar preços de referência, mas só vão alimentar o sistema com seus contratos caso já tenham aderido ao Comprasnet, portal integrado de compras governamentais.

Saiba mais sobre o Painel de Preços aqui.

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS

Assine nossa Newsletter

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *